Maio Verde – Mês de Conscientização
1.maio.2024Neste mês de Maio para a Mandala e toda a comunidade com restrição alimentar, é um mês de extrema importância, nele existe duas datas que marcam nosso calendário:
- Maio Verde – Mês de Conscientização da Doença Celíaca;
- Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar.
Fatos rápidos:
- No Brasil, 10% das pessoas possuem algum tipo de alergia, sendo que 8% são criança e 2% adultos;
- Dois Milhões de pessoas são celíacas, uma condição autoimune causadora que vai desde mal estar ou a casos mais grave como lúpus ou câncer;
- As alergias alimentares podem surgir a qualquer momento, mas na maioria das vezes começam na infância;
- Crianças com alergias alimentares têm maior probabilidade de ter outras doenças alérgicas.
- Existem 8 famílias de alérgenos alimentares. Os alérgenos alimentares mais comuns nos Brasil são: Leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar;
- 47% dos casos de choques anafiláticos, são causados por algum tipo de alergia alimentar,
- Reações alérgicas graves a alimentos necessitam de tratamento imediato com epinefrina (caneta de adrenalina)
- Embora muitas pessoas sabem, o contato cruzado de alimentos existe, por isso é necessário preparar alimentos alergênicos, separados em ambiente exclusivo sem contato com outros alimentos que possam contaminar estes.
- A alergia alimentar é um problema de saúde pública em crescimento no Brasil e no mundo.
ALERGIA ALIMENTAR É UMA DOENÇA, NÃO É UMA DIETA.
Objetivo
Acima de tudo, neste mês de referência, o nosso principal objetivo é educar, defender e conscientizar toda a população, sobre os afetados por alergias alimentares que já possuem uma exclusão bem significativa, todo o conteúdo abordado trará sentido as famílias, amigos e indivíduos a ter uma inclusão mais relevante, como manter crianças seguras nas escolas, viajar, preparar-se para a faculdade, lidar com problemas no local de trabalho ou simplesmente levar a família para jantar.
O Projeto
Anteriormente em Novembro de 2023, o atualmente Presidente da República Luiz Inacio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.731 – 2023, esta que veio através de um projeto de lei (PL) 308/2018, que Institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Alergia Alimentar. O intuito da criação desta semana veio através de dados fornecidos pela ex senadora Maria do Carmo Alves, que nos aponta através de dados estatísticos, onde a alergia alimentar é um problema de saúde pública em crescimento no Brasil e no mundo.
“Quanto mais informação a população brasileira tiver sobre a alergia alimentar, maior e melhor será o acolhimento de quem convive com esse delicado tipo de desordem imunológica. Uma pessoa informada terá, por certo, mais condições de evitar a ocorrência de reações adversas” – Ex senadora Mario do Carmo Alves
É particularmente desafiador para os pais que têm filhos diagnosticados com alergias alimentares, pois são eles que têm a responsabilidade de gerir a condição dos seus filhos e garantir a sua segurança e bem estar.
O Selo
Antes de tudo todos estes insights nos trouxeram ao lançamento – com orgulho – do nosso selo da campanha Maio Verde. O objetivo do selo é demonstrar que estamos todos unidos, apoiando e nutrindo um ao outro ao mundo restritivo alimentar, e durante a semana iremos apresentar diversos assuntos sobre as alergias alimentares e intolerâncias, com profissionais relevantes para o assunto, como as nutricionistas Raquel Bicudo, Juliana Crucinsky e nossa técnica de nutrição e qualidade fabril Kizzy Ferber.
Por que Comidas Especiais ?
Neste setor alimentício, a Mandala é uma indústria exclusiva, com rigoroso controle do processo produtivo, nossos alimentos podem ser consumidos por celíacos, pessoas com sensibilidade ao glúten não celíacas (SGNC), alérgicos e intolerantes alimentares, pessoas com sensibilidade aos ingredientes que excluímos ou pessoas que optam por seguir dietas especiais (inclusive com diversas opções veganas, sem inclusão de proteínas animais).
Somos referência em fornecimento de dietas para hospitais, como a Hospital Sabará, Fleury, Hospital Samaritano, Rede Dor, Hcor, Hospital Nove de Julho, além de companhias áreas, laboratórios, escolas e hotéis. Entregamos uma solução segura em servir alimentos sem alergênicos e glúten, sem a contaminação cruzada, com total rastreabilidade dos insumos e embalagens garantindo está total segurança a todos os alérgicos, intolerantes, celíacos e APLV.
Como resultado, todo esse conteúdo importante contribuirá para uma representatividade muito significativa.
Conscientize, respeite, inclua e cuide.