Dicas de Parques para passear e marmitar em São Paulo
20.jan.2022Férias é sinônimo de passeio e nós trouxemos uma lista com alguns lugares muito legais para visitar com a família ou amigos em São Paulo. É só estender a toalha xadrez e fazer um piquenique perfeito!
Dicas de Parques para passear e marmitar em São Paulo – um programa sempre muito prático e barato. Afinal, bastam algumas comidinhas, uma toalha e disposição para fazer um passeio diferente.
Parque Estadual Albert Löfgren – Horto Florestal (Tremembé)
O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, é um importante parque de lazer e cultura localizado na zona norte da cidade de São Paulo. Localizado ao lado do Parque Estadual da Cantareira, o Horto conta com palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. O local abriga ainda o Museu Octávio Vecchi, também chamado de Museu da Madeira, inaugurado em 1931 e o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.
Horto Florestal
Endereço: R. do Horto, 931 – Horto Florestal, São Paulo – SP
Horário: Todos os dias das 6:00 às 18:00
Telefone: (11) 2231-9600
Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas
Recém inaugurado e totalmente acessível, a área conta com caminhos para passeios, playground inclusivo, cachorródromo, equipamentos de ginástica e uma academia de terceira idade. Sanitários públicos, arquibancada e deck elevado também integram o conjunto, que ainda tem áreas de manejo e compostagem, assim como uma estrutura de serviços e apoio para a administração.
Na entrada principal do parque o visitante passará por um Portal – parte do que restou do Colégio Des Oiseaux e a Casa das Araras que foram tombados pelo valor histórico e arquitetônico pelo Conpresp. A Casa das Araras foi restaurada para receber pequenas exposições.
A entrada é gratuita e a estação de Metrô mais próxima é a Higienópolis-Mackenzie, da Linha 4-Amarela.
Parque Augusta
Endereço: Rua Augusta, 200 e Rua Caio Prado, 230/232 – Consolação, São Paulo – SP
Horário: Todos os dias das 5:00 às 21:00
Parque Ibirapuera
O parque é um dos destinos mais procurados na cidade e também uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer. É referência de visitação turística.
Inaugurado em 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
O parque conta com: pista de cooper, parque infantil, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e praças. Oferece estacionamento operado pelo sistema zona azul; acessibilidade em equipamentos de ginástica, banheiros, entrada do parque e áreas de circulação; o cachorródromo é informal.
O visitante pode ter acesso ao Planetário Prof. Aristóteles Orsini, Auditório Ibirapuera, Fundação Bienal, Museu Afro Brasil, MAM, OCA entre outros.
Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo
Horário: Todos os dias das 5:00 às 23:00
Telefone: (11) 3889-3000
Parque Villa Lobos – Parque Cândido Portinari e Parque Villa Lobos
O Parque conta com o espaço Ouvillas, localizado perto do bosque, dedicado totalmente ao relaxamento dos seus visitantes. As pessoas aproveitam os bancos e as espreguiçadeiras para se esticarem um pouco e esquecerem da correria do dia a dia, ao som do compositor Heitor Villa-Lobos, que dá nome ao parque. Além disso, foram criados o “Vai pela sombra”, caminhos de pedrisco que passam por dentro de bosques do parque, e o “Circuito das Árvores”, plataforma elevada que leva o visitante por um passeio próximo às copas das árvores.
O Parque Cândido Portinari foi interligado ao Villa-Lobos por ciclovia e passarela, criando uma complexa área verde com mais de 850 mil metros quadrados. O espaço de lazer conta com sete quadras (três delas de areia), uma pista de skate de 7 mil m², dois playgrounds, equipamentos de ginástica, espaço para cães, 1.300 metros de ciclovia e 940 metros de pista de caminhada.
O acesso pode ser feito a partir da estação Villa-Lobos-Jaguaré da CPTM ou carro com estacionamento no local.
Parque Villa Lobos e Parque Cândido Portinari
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo
Horário: Todos os dias das 5:30 às 20:00
Telefone :(11) 2683-6302
Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal
Inaugurado em 1976, o Parque do Carmo tem 1,5 milhão de m².
O bosque tem cerca de 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos, lagos naturais e diversas espécies de animais. A estrutura do parque é completa e o visitante conta com Museu do Meio Ambiente, anfiteatro, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de cooper, playgrounds, espaço para piquenique, churrasqueiras, quiosques, Monumento à Imigração Japonesa, Viveiro Arthur Etzel e Bosque da Leitura.
O Bosque das Cerejeiras e os monumentos à imigração japonesa são referências culturais da cidade. O parque sedia a tradicional Festa das Cerejeiras para comemorar o florir da árvore-símbolo do Japão e marca da comunidade nipônica que vive na região. Todos os anos ocorre a prática do “hanami”, ritual que consiste em sentar-se sob as cerejeiras e contemplá-las por longo período.
Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal
Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera, São Paulo
Horário: Todos os dias das 5:30 às 20:00
Telefone: (11) 2748-0010
Jardim Botânico – Parque do Estado São Paulo
O Jardim Botânico de São Paulo é uma Unidade de Preservação onde o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre as plantas, além de passar algumas horas em contato com a natureza.
No Jardim, encontram-se também o Instituto de Botânica e o Museu Botânico de São Paulo, e o parque está também geograficamente implantado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, popularmente conhecido como Parque do Estado. O Instituto dispõe de uma biblioteca com cerca de 6.400 livros, inúmeras obras do século XX e um dos maiores acervos botânicos que existem no estado de São Paulo. Já no Museu Botânico é possível encontrar inúmeras amostras de plantas da flora brasileira, uma coleção de produtos extraídos de plantas (como fibras, óleos, madeiras e sementes), além de quadros e fotos representativos dos diversos ecossistemas do Estado.
No conjunto de atrações do Jardim Botânico destacam-se além do Instituto e do Museu, a Alameda Fernando Costa, o Córrego Pirarungáua, as Escadarias/Jardim de Lineu, duas estufas consideradas marcas históricas do Jardim Botânico, o Lago das Ninféias, o Jardim dos Sentidos, a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga e o Portão Histórico de 1894.
Jardim Botânico
Endereço: Av. Miguel Estefno, 3.031 – Água Funda, São Paulo, ao lado do Zoológico.
Horário: Terça a domingo (inclusive aos feriados): das 9h00 às 17h00
Telefone: (11) 5067-6000
Os ingressos podem ser comprados no local ou através do site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/parques-e-reservas-naturais/jardim-botanico/
Estudantes pagam R$ 5,00 e público em geral, R$ 10,00.
Crianças até 04 anos, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais são isentos.
Mora fora de São Paulo?
Não tem problema!
Recebemos essas dicas de clientes da Mandala. E se tiver mais alguma em cidade, fique a vontade em nos escrever contando e acrescentaremos!
Parque Lago Azul – Curitiba/ PR
O parque possui um mirante de madeira no ponto mais alto do parque que proporciona vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante caminha pela trilha dentro do bosque. O parque também conta calçadas de paver (blocos de cimento intertravados) que garantem acessibilidade e drenagem na área pavimentada.
Endereço: R. Colomba Merlin, 831 – Umbará (próximo à Igreja do Umbará) – Curitiba/ PR
Horário: Diariamente das 06h às 18h
Telefone: (41) 3348 6233
Dica Extra:
E o melhor: em todos esses lugares você pode levar sua refeição instantânea para comer com segurança onde estiver. Para isso, além de máscara e muito álcool em gel, você precisa apenas levar sua refeição, talheres e água quente!
Confira aqui essa delicia: Macarrão Instantâneo sem glúten à Bolonhesa